Outono – Atriz: Cida Falabella

Publicado em: 27/11/2025 às 16:10

Atualizado em: 27/11/2025 às 16:11

Compartilhe


“Dizem que a primavera da vida é a infância, o verão a adolescência, o inverno a fase adulta e o outono a velhice”.,

O espetáculo solo “OUTONO”, interpretado pela atriz Cida Falabella e dirigido por Cristina Tolentino, retrata a trajetória uma mulher de cabelos brancos, suas memórias, passagens da sua vida e da vida de outras mulheres, vozes do passado e do presente, trazendo para a cena uma reflexão sobre a chegada da velhice.

No percurso surgem memórias, histórias e imagens que são compartilhadas com o público, ora nostálgicas, ora humor, ora dor, ora dança, ora reflexão, ora poesia, entrelaçamentos de vidas vividas e outonamente pulsantes.

 Para a criação de OUTONO, Cida Falabella convidou a diretora e pesquisadora de teatro Cristina Tolentino, que vem se dedicando à escrita e composição de cenas femininas e feministas. Juntas, atriz e diretora, a partir das suas vivências e escuta de outras mulheres, teceram ideias e experiências, que se tornaram matéria expressiva e ações cênicas na criação do espetáculo Outono: as transformações no corpo, no comportamento, a sabedoria, a vida pulsante, o prazer, o poder de reinventar-se. Mulheres velhas podem, mesmo diante do olhar etarista/preconceituoso da sociedade contemporânea. Um novo lugar, um novo olhar para a velhice e toda sua potência.

 OUTONO estreou no Festival Sabiá em abril de 2023 em BH e já se apresentou em vários outros festivais, como: Festival Sabiá na cidade de Pirapora, em outubro de 2023; Mostra de Oficinas da ZAP 18 em julho de 2023; Mostra Candeia na Biblioteca Pública Luiz de Bessa em novembro de 2023; Festival de Verão da ZAP 18 em janeiro de 2024; Festita 2024, Festival de Teatro de Itabirito em maio de 2024; Festival de Solos na Casa da Voz/BH, em agosto de 2024; Festival Parangolé – 25 anos na Funarte MG, em maio de 2025; Festival MEL – Mulheres em Lutas, em outubro de 2025; Festival Latinoamericano de Teatro, em outubro de 2025.

Cida Falabella é atriz, diretora e professora de teatro, Mestre em Artes pela UFMG. Atualmente é vereadora do “Gabinetona BH” junto com Iza Lourença. Militante da arte e da cultura, foi uma das fundadoras da ZAP 18, coletivo que dirigiu em inúmeras montagens, além de trabalhar com importantes grupos de teatro da capital. Seus trabalhos mais recentes como atriz foram o solo “Domingo” com direção de Denise Pedron, o “Manifesto Desabafo de uma mulher de teatro” para o projeto “Janela de Dramaturgia” e a cena em vídeo “A Mulher da Casa Amarela”, com Gustavo Falabella, para o projeto Travessias do Cotidiano.

Cristina Tolentino é mulher, mãe, avó, artista, pesquisadora e diretora teatral há 40 anos, mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, fundadora e diretora do Grupo Bayu Núcleo de Pesquisa Teatral e do Grupo de Teatro Mulheres de Luta da Ocupação Carolina Maria de Jesus, em Belo Horizonte/MG.

Destaca em suas montagens e direção, enquanto mulher e artista, temas sobre a condição das mulheres na sociedade, como: As Troianas, de Eurípedes; Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertold Brecht; Para lembrar Eu Solo, de Pedro Kalil; AntígonaS, inspirada em Antígona, de Sófocles, dramaturgia de Pedro Kalil e Gabriela Figueiredo.

Assim o Juiz de Direito e dramaturgo Sérgio Abritta se referiu ao espetáculo:

 “Outono” é um grande espetáculo que privilegia o pequeno: a força da palavra, do olhar, da troca emocionada com a plateia. Cida Falabella busca na família as lembranças que transbordam sua própria história pra pensar, poeticamente, algo tão complexo como é o processo de envelhecimento, com todas as suas implicações. A atuação delicada e ao mesmo tempo intensa de Cida e a direção criativa e sensível de Cristina Tolentino fazem de “Outono” uma obra iluminada, que merece ter uma longuíssima vida”.

FICHA TÉCNICA: Texto e atuação: Cida Falabella

Direção e produção: Cristina Tolentino / Iluminação: Flávia Mafra /

Vídeo: Poly Araújo/Roda de Mulheres / Técnica: Maria Clara

LOCAL DE APRESENTAÇÃO: Galpão Cultural

ENDEREÇO: Av. dos Bragas, 118 – Centro, em Peçanha.

HORÁRIO: 19 HS.

DATA dia 29 de novembro – Sábado.

Wilson Oliveira

Wilson Oliveira - Mestre em Artes pela UFMG. Professor aposentado da UFOP onde ocupou o cargo de Pró Reitor Adjunto de Extensão. Diretor do Grupo Teatral Encena com o qual desenvolve pesquisas na área de Artes Cênicas. É torcedor do América Futebol Clube.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *