“Os Anjos Mulatinhos” parte da pintura A Assunção da Virgem, de Manoel da Costa Ataíde no teto da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto.
Olá, meu nome é Maria Fernanda, tenho 12 anos e amo ler.
Nesse mês das crianças vou indicar para você um livro que eu gosto muito, inclusive é o meu preferido (que meus outros livros não me escutem): Quando o Anjo Mora ao Lado, que apesar de ser juvenil não podemos esquecer que todos nós, bem lá no fundinho, ainda somos um pouco crianças que se perderam no tempo e que devem ser encontradas.
O livro é um lindo romance, da autora Izabel Gomes, que conta a história de dois espíritos afins, que se conheciam desde 1790, na Revolução Francesa, sendo filhos de ex-escravizados. Eles se reencontram no Brasil nos anos 2000, em outra encarnação. São órfãos que se conheceram no orfanato, se tornando melhores amigos. Foram adotados juntos, quando um acidente aconteceu…
Uma história comovente, triste e engraçado ao mesmo tempo, que me tocou pelo fato de ser um “clichê” muito bem feito, que aborda temas difíceis de serem tratados, como: alcoolismo, racismo, doação de órgãos e a própria adoção, onde a autora sempre procurou mostrar o lado espiritual, sendo uma ótima opção para quem quer conhecer o Espiritismo.
Se você ficou curioso e quer adquirir a obra, acesse o site da editora Boa Nova e tcharam! Terá seu livro prontinho para ler!
Você pode me encontrar no Instagram – @leituracommagia, onde dou dica de mais livros espíritas.
Autora: Maria Fernanda Simões Brito
O DIA EM QUE FUI AMIGA DE SARAMAGO

Uma vez por semana Ana Catarina, minha neta, vem dormir comigo.
É a importante Noite de Ana. Nós lemos um livro e depois, na hora da história inventada,
Eu contei de um ET que vem de Marte para conhecer o Brasil e a primeira cidade que ele visita é Peçanha. O ET gosta demais de lá e fica muito impressionado como Santo Antônio consegue segurar as pedras que rodeiam a cidade só com o dedo mindinho.
E assim, o ET vai conhecendo todas as nossas cidades, com suas belezas coloridas.
Neste dia das crianças, por sugestão do Álvaro Gentil da Editora Ramalhete, dei a ela o livro Um Azul Para Marte, de José Saramago.
– Imagine viver em outro planeta, onde tudo é calmo, bonito e as pessoas vivem em paz. É assim em Marte, o lugar que o narrador desta história visita. Lá, tudo é preto, branco e cinza e os marcianos não conhecem o azul!
Depois de passar dez anos morando entre eles, o visitante da Terra decide contar para todo mundo o que viu. Ele fala sobre como os marcianos vivem bem, sem guerras e sem brigas, e como eles são curiosos para conhecer as cores da Terra, principalmente o azul, a cor do céu e do mar.
O grande José Saramago usa essa história para fazer a gente pensar sobre a vida na Terra, sobre a paz, respeito e valor das diferenças.
Assim que terminou de ler, Ana Catarina liga para a amiga Alice e diz:
“Sabe aquela história do ET que veio de Marte para o Brasil? Pois a vovó contou o caso para o amigo dela , o José, e ele escreveu um livro!”
Ficha Técnica
Título: Um Azul para Marte
Autor: José Saramago
Ilustrações: Claudia Legnazzi
Editora: Companhia das Letrinhas
Autora: Odette Catro










