Robert Johnson foi músico, cantor e compositor de Blues dos mais influentes do século XX, fez carreira curta pois morreu aos 21 anos. Para Eric Clapton e Muddy Waters foi o mais importante músico de blues que já viveu. Eleito o primeiro astro do rock pela Rolling Stone. Há uma lenda de que suas canções foram compostas depois que fez um pacto com o Diabo, com quem encontrou em uma encruzilhada e ele afina a guitarra que havia levado e lhe ensina novos compassos de blues.
Entre 1936 e 37 gravou 29 canções que praticamente forjaram o padrão do blues. Para Keith Richards, dos Rolling Stones, “Subitamente elevou o nível do jogo e todos deveriam mirar mais alto.”
Em 1961 foi lançado o King of the Delta Blues Singers promovendo sua redescoberta e influenciando a primeira geração do rock, notadamente Beatles, Rolling Stones e Cream, de Eric Clapton.
No link podem ter amostra, não por acaso pela canção Crossroads, gravada em 1968 pelo Cram e Eric Clapton. https://youtu.be/7HfkSzsyh1E?si=uHQTwV7E3gh1ElsD









